sexta-feira, 15 de junho de 2012

       Na onda da Rio+20, conheça um pouco mais sobre as soluções sustentáveis da aviação.

     O mundo está em constante mudança, hoje em dia um dos principais focos dessas mudanças é a procura por soluções sustentáveis. A aviação, por sua vez, acompanha essa tendência do pensamento sustentável e avança para se tornar o transporte mais "amigo" da natureza. Tal avanço pode ser visto, principalmente, no uso do biocombustível em aeronaves, que vem sendo cada vez mais utilizado nos voos comerciais. Na Rio+20, evento que ocorre no Rio de Janeiro, o combustível marcará presença no dia 19/06, quando será utilizado em dois voos da Azul e da GOL.

     Como vemos todos os dias, aqui no Avibrasil, se torna cada vez mais comum o anúncio de soluções e de mudanças que visam beneficiar a preservação do meio ambiente em que vivemos. A principal delas é o aumento da popularidade do biocombustível na aviação, conforme já citamos. Esse combustível precisa ser enfatizado, pois ele é o principal caminho para a redução das emissões de monóxido de carbono na indústria aeronáutica. Ele deverá diminuir as preocupações ambientais quanto a poluição demasiada gerada pelas aeronaves, e o melhor disso tudo é que as empresas aéreas estão inclinadas a utilizar cada vez mais esse combustível, visto que ele é mais barato que a QAV (querosene da aviação).

     Apesar das maravilhosas 'engenhosidades' ecológicas, a aviação também é um retrato do que ocorre nos outros setores: falta de conscientização das empresas e das pessoas em relação a problemática do desgaste do nosso planeta. Ainda existe um pé atrás quando se fala em investir em soluções sustentáveis, e isso pode ser visto de maneira bem simples, pois ainda é muito pouco o que se fez pela resolução desse problema. Sendo assim, acordos como o da Embraer com a Boeing se tornam raros quando se fala de proporcionalidade.

     Diante desse impasse a única solução é apelar para medidas externas, ou seja, medidas radicais tomadas por órgãos não relacionados com a aviação, como, por exemplo, a que foi tomada na Europa, onde as empresas podem pagar multas devido a alta emissão de poluentes. Mesmo concordando com isso, é lamentável que tenhamos que tratar os grandes como crianças pequenas, que só assumem as responsabilidades com um empurrão dos outros. Sendo assim, torcemos para que eles não precisem de um choque para aumentar a preocupação em relação a preservação do meio ambiente e que tornem mais comum a realização das soluções apresentadas aqui.

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco