terça-feira, 31 de março de 2015

     Vamos conhecer agora os diversos fatos curiosos que marcam a trajetória da Família A320 da Airbus.

     A Família A320 da Airbus possui mais de 30 anos, e isso já foi o suficiente para a aeronave apresentar uma bagagem histórica cheia de fatos curiosos. Desde o seu lançamento, em março de 1984, a família de curto e médio curso da fabricante européia foi um sucesso e uma pedra no sapato da Boeing e dos seus queridinhos 737. Um dos fatores que demonstram bem esse sucesso é o fato de que os A320 já transportaram o equivalente à população mundial, ou seja, ele já transportou 7 bilhões de passageiros.
quinta-feira, 26 de março de 2015

     A Airbus entrega sua 9.000ª aeronave 45 anos depois da sua fundação e pouco mais de 40 anos depois da entrada em serviço do seu 1º modelo.

     Hoje resolvi falar sobre algo marcante que ocorreu essa semana: a entrega da aeronave de número 9.000 da Airbus. Então, vou contar essa história de sucesso da fabricante que peitou as indústrias aeronáuticas norte-americanas e ganhou espaço no mercado acabando com o monopólio. Vamos também entender o porquê desse sucesso e fazer um comparativo com a Boeing, para entendermos o que esse número realmente representa.
quarta-feira, 25 de março de 2015
     Não publicarei nenhuma matéria hoje, em virtude do acidente aéreo ocorrido nessa terça (24/03). O Editorial previsto para hoje será publicado na próxima sexta (27/03). Contamos com sua compreensão.
     Para não ficar sem nenhuma postagem, resolvi trazer essa produção autoral. Acesse o Avibrasil Connect para ver mais vídeos nossos!
terça-feira, 24 de março de 2015

     Você sabia que a Azul chegou a impressionante marca de 100 milhões de passageiros transportados neste mês de março?

     A curiosidade do dia é a marca impressionante que a Azul conquistou recentemente. Não é qualquer empresa que consegue chegar a marca de 100 milhões de passageiros transportados, ainda mais em tão pouco tempo - apenas seis anos. Hoje vamos ver sua trajetória para chegar até essa incrível marca e vamos falar sobre os fatores e características da empresa que levaram a conquistá-la. Antes de mais nada, quero parabenizá-la por mais esse feito, que é impressionante para o setor tanto no Brasil quanto no mundo.
segunda-feira, 23 de março de 2015

     Hoje continuaremos a traçar a linha histórica do desenvolvimento do A350, o novíssimo widebody da Airbus. (Parte II: Nova configuração)

     Então pessoal, semana passada começamos a falar sobre a história do desenvolvimento do A350. Como vimos, ele teria fuselagem semelhante ao do A330, porém com novos materiais e novas estruturas. Vimos que isso gerou críticas e a aeronave não conseguiu decolar nas vendas. Hoje, vamos continuar a história do desenvolvimento da aeronave e veremos o que a Airbus fez para mudar esse quadro de apatia inicial em relação ao seu novo projeto.
quinta-feira, 19 de março de 2015

     Confira a história do PT-MRL e do PT-MQH, dois Fokkers 100 da TAM que se acidentaram quase que simultaneamente.

     Então pessoal, hoje resolvi contar esse caso curioso da aviação brasileira. Todo mundo sabe, ou quase todo mundo, que os Fokkers foram sucesso no mundo inteiro, porém no Brasil sua reputação não é lá essas coisas. Boa parte da má reputação desse jato no país está atrelada a sua passagem pela TAM, e foi também nela que esse caso curioso aconteceu. Primeiro, vou falar brevemente sobre a história dessa aeronave na empresa, e depois falar sobre o caso desses dois aviões.
quarta-feira, 18 de março de 2015

     Ocorreu tudo que não se espera que ocorra numa comemoração, ou ocorreu o que era de se esperar?

     Um ano que tinha tudo para ser incrível acabou se tornando um pesadelo. Certo? 2014 foi marcado pela celebração do centenário da aviação civil, porém também marcou o início de um novo mistério (considerado agora o maior da história da aviação). O ano também registrou inúmeros acidentes aéreos e suas muitas vítimas fatais, cujo número nesse ano ficou acima da média anual que vinha sendo registrada (informação que agora foi confirmada pela IATA e não é mais especulação).
terça-feira, 17 de março de 2015

     "Uruguay vuelve a tener alas", esse é o slogan da sucessora da Pluna Líneas Aéreas.

     Caros leitores, hoje venho falar sobre uma empresa pela qual tenho muita simpatia e que em breve espero ver voando por aí. Venho falar sobre a Alas Uruguay, que será a sucessora da Pluna. Para quem não se lembra da Pluna, ela foi uma empresa aérea uruguaia cujas operações infelizmente terminaram em 2012. Ela havia sido fundada em 1936 e teve sua história relacionada à Varig, que se tornou uma das suas principais acionistas com a sua privatização. Entretanto, não vamos nos aprofundar na história da Pluna, nos concentremos na Alas.
segunda-feira, 16 de março de 2015

     Hoje você irá começar a ver tudo sobre o novo widebody da Airbus, cujas entregas já começaram. (Parte I: História e Desenvolvimento inicial)

     Então pessoal, é muito bom voltar a escrever para vocês, estava sentindo falta disso. Seguindo a nossa nova grade da programação e a nova formulação do blog, hoje é dia do "Clássicos do ar". Decidi recomeçar falando sobre o novíssimo A350, que é uma das mais novas aeronaves da fabricante Airbus e que já começou a ser entregue e já está transportando passageiros pela empresa Qatar Airways, nos voos QR67 e QR68 entre Doha e Frankfurt.
sexta-feira, 13 de março de 2015
     Oi, pessoal! Hoje escrevo essa postagem de caráter pessoal, pois não há jeito melhor que esse para explicar os acontecidos e falar sobre o futuro. O Avibrasil, que esse ano completa cinco anos, tornou-se algo inerente a minha vida. Passei quase oito meses sem atualizá-lo e cada vez mais achava que era o fim do blog, porém nunca deixei de acessá-lo e a vontade de voltar à ativa sempre foi grande e cresceu nos últimos dias.

     Durante esses meses que deixei ele de lado, eu não estava encontrando uma maneira de conciliá-lo à minha nova rotina. Pensando bastante como fazer para voltar a escrever então veio a ideia: se eu não podia mais dedicar tanto tempo do meu dia ao blog, por que não mudar seu estilo para que ele não demande tanto tempo e dedicação? Surgiu então outro desafio. A busca pela excelência e melhorias sempre foi de extrema importância para mim, então como eu conseguiria diminuir a dedicação sem diminuir a qualidade?

     Qualquer veículo de comunicação envolvendo notícias requer total dedicação e disponibilidade, já que atualmente a informação deve ser entregue de forma rápida, caso contrário ela há muito já deixou de ser notícia. Tendo isso em mente acabei achando a mudança ideal para o blog, que diminuirá o tempo e a dedicação necessária sem diminuir a qualidade.

     Reiniciarei as atividades, porém o Avibrasil não continuará como blog de notícia. A partir de agora ele será um blog exclusivamente crítico. Como seria isso? Ser um blog crítico é criar um espaço para o debate (diálogo, conversa) e a construção de ideias sobre os diversos assuntos relacionados a aviação, sejam esses assuntos atuais ou não. Nas minhas novas postagens (impregnadas do meu ponto de vista), quero que os senhores se sintam à vontade para expressar suas opiniões e... por favor, expressem elas!

     O blog será mais informal e pessoal, assim podemos dialogar melhor, como se fosse uma conversa, como essa que estou tendo agora com você! A minha ideia é que as postagens junto com os debates tornem isso aqui ainda mais informativo, até mais do que era.

     Então vejam quais serão as mudanças:
     O Avibrasil agora apresentará cerca de uma atualização diária durante os dias de semana. O final de semana continuará sem postagens. Manteremos nossas redes sociais (Facebook, Twitter e YouTube) como forma de aproximação com você. As postagens serão geralmente na parte da noite. Houve também mudanças nos quadros da nossa programação, que você conferirá a seguir:

  • O "On Time" não irá mais existir. Sua ideia era mostrar minha opinião sobre alguns assuntos. O quadro responsável por isso agora será o Editorial, nosso "carro-chefe". Lembrando que as demais postagens também terão minha opinião. 
  • "Clássicos do ar" e "Curiosidade do mundo aéreo" irão permanecer!
  • ABC Aéreo também continuará e será também mensal.
  • Teremos o novo quadro "Entendendo o avião", ainda em fase de criação.
  • A série "Mayday, Mayday" agora será "Acidentes aéreos".
  • Confira a nova programação: http://avibrasil.blogspot.com.br/p/programacao_28.html 

     Espero que você tenha gostado das mudanças e conto com seu apoio nessa fase de transição e adaptação. Tudo isso é novo para todos nós, então é importante que estejamos juntos! O nosso sonho de ser um dos principais blogs da aviação continua, porém agora queremos alcançar esse objetivo através de um caminho novo. Queremos ser um espaço onde todo mundo (dos leigos aos entendidos, dos que tem medo de avião aos entusiastas) sinta-se à vontade para dar sua opinião, sempre de forma ética e respeitosa, claro. Queremos oferecer um conteúdo diferente e, sempre que possível, exclusivo.


     Bem-vindos de volta ao tradicional Avibrasil!
     Bem-vindos ao novo Avibrasil!
     Bem-vindos!
     Avibrasil. O debate da aviação.

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco