quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Imagem retirada do site fl410.wordpress.com.
     A fabricante americana de aeronaves, Boeing, e uma das mais importantes do mundo anunciou um lucro líquido de US$ 837 milhões no terceiro trimestre deste ano, recuperando-se de um prejuízo que obteve no mesmo período do ano passado que foi de US$ 1,56 bilhão, este foi causado pelos efeitos da última crise econômica mundial. O prejuízo total da empresa em todo o ano de 2009, foi um déficit de US$ 3,6 bilhões, também provocado pelas perdas relacionadas ao desenvolvimento de uma aeronave para voos comerciais, o 787 Dreamliner, e outra para transporte de cargas, o 747-8 Freighter.
     Já no mercado de ações o lucro da Boeing foi de US$ 1,12 no terceiro trimestre deste ano, e no mesmo período do ano passado a empresa obteve um prejuízo de US$ 2,23. A Boeing previu que neste ano o seu lucro ficará na faixa de US$ 3,80 a US$ 4,00 por ação, acima da estimativa anterior de ganho entre US$ 3,50 a US$ 3,80 por papel, porém a entrega das aeronaves que estava atrasada continua atrasada, e a previsão de entrega das primeiras aeronaves 787 estão previstas para o primeiro trimestre do próximo ano, já o 747-8F a entrega fica para meados de 2011. O texto acima possui informações retiradas do site aeromagazine.com.br.
Imagem retirada do site digitei.blogspot.com.
     Com a Boeing se recuperando volta a concorrência entre as empresas fabricantes de aeronaves de grande porte, que é o caso da Airbus. Já a embraer é afetada com a recuperação da Boeing mas não tanto, pois suas aeronaves são um pouco menores porém bastante eficientes, o que aborda um outro tema que é a força que a embraer vem conseguindo no mercado de aviões, já que as empresas aéreas hoje em dia procuram aviões de manutenção barata para voos de distância pequena e média.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Imagem retirada do site hnews.com.br.
     As empresas aéreas brasileiras estão sendo motivadas a expandir sua frota pelo crescimento há 16 meses consecutivos na demanda por voos domésticos, onde de janeiro a setembro deste ano a demanda acumulou alta de 27%. Um exemplo são a Azul e a TAM que acabaram aumentando os pedidos de aeronaves que não haviam programado inicialmente neste ano. O vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Gol, Leonardo Pereira, disse que se o Brasil confirmar esse crescimento  nos próximos anos, a Gol poderia rever o planejamento de frota para 2014, já que a Gol prevê 11 aviões a mais até 2014. O investimento programado esta em torno de US$ 880 milhões, considerando-se que cada Boeing 737-800, avião que a empresa tem dado prioridade em sua frota, custa cerca de US$ 80 milhões.
     No mês de abril a maior companhia aérea brasileira, TAM, foi a primeira a elevar o pedido de aviões e aumentou seu investimento da frota em  US$ 200 milhões, como consequêcia houve um ampliamento de cinco para 11 o aumento da frota em 2010. Já a Azul  fechou a compra de 20 turboélices, com capacidade equivalente a 70 passageiros, e também de cinco jatos, com capacidade equivalente a 118 passageiros, ambos pedidos foram feitos depois, já que não estavam programados no planejamento inicial de frota, onde previa 21 novos aviões, mas agora foi ampliado para 26 unidades. O texto acima possui informações retiradas do site aeromagazine.com.br.
Imagem retira do site
jeancarlosguimaraes.blogspot.com.
     Este crescimento apesar de acontecer também em outros países, eles pelo menos possuem infra-estrutura para suportar o crescimento das frotas das empresas aéreas. A infra-estrutura que eu falo é metrô, trens e outros meios de transportes, que nesses países são eficientes e baratos ao contrário do Brasil que não tem e quando tem não é eficiente e é caro, como por exemplo, os ônibus que são os pricipais responsáveis por esse aumento, já que as passagens são mais caras e as viagens mais demoradas. Isso não quer dizer que sou contra, mas que vai chegar um momento que o Brasil não vai ter mais suporte para esses aviões, digo isso, pois em lugares como João Pessoa que possuia apenas um voo por dia da Varig, hoje possui mais de dez voos por dia. Então é mais que obrigação que o próximo presidente construa outros meios de transporte, que sejam mais baratos, eficientes e rápidos.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Imagem retirada do site commons.wikimedia.org.

     Na última quarta-feira (13), um comandante de um voo da Qatar Airways acabou sofrendo um ataque cardíaco e morreu durante um voo que saiu de Manila, Filipinas, e que tinha chegada prevista ao aeroporto de Doha, Qatar. Depois do ataque sofrido pelo comandante, o co-piloto assumiu o controle e alterou a rota para a Malásia para que o comandante fosse socorrido à tempo, mas ele não conseguiu resistir. “É prioridade garantir o conforto e a segurança dos nossos passageiros e funcionários”, foi o que afirmou assessoria da Qatar Airway, que não divulgou a causa da morte.
     De acordo com a Britsh Civil Aviation Authority (CAA), a agência que regula a aviação civil no Reino Unido, esse problema não é um fato raro, pois no ano passado 32 pilotos sofreram problemas durante o voo, que os impediram de continuar no controle da aeronave, ondes os principais motivos foram comida estragada, náusea e desmaios. Vale lembrar que muitos aviões comerciais possuem um aparelho desfibrilador, mas a assessoria da Qatar Airways não informou ainda se o avião pilotado no momento do acidente contava com o equipamento. O texto acima possui informações retiradas do site aeromagazine.com.br.
Imagem retirada do site limcorp.net.
     Isso nos leva a pensar se os pilotos de hoje em dia estão realmente preparados para pilotar sem que haja desmaios ou náusea, isso nos leva a pensar também se os aviões são meios de transportes menos seguros, pois se um piloto não é preparado corretamente, como é que ele pode comandar uma máquina que transporta dezenas ou centenas de vidas? Isso puxa também outro assunto, que é a questão da comida dentro dos aviões onde cada vez mais fica pior, já que a CAA afirmou que um dos principais motivos para que o piloto não consiga completar o voo no comando é a comida estragada.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Imagem retirada do site aviacaopontocom.blogspot.com.
     O Grupo Air France-KLM está se aliando com outras grandes empresas aéreas europeias com o intuito de pressionar a União Europeia e conter a atuação da Emirates e de outras companhias do Golfo Pérsico na europa. Essas companhias aéreas da Europa alegam que o status da região como centro de viagens aéreas está sob ameaça. A reunião entre as companhias que são membras da Associação de Empresas Aéreas Europeias acontecerá no dia 15, e o assunto principal será a proposição de estratégias para mudar o acordo comercial transatlântico, que ratifica critérios para a garantia de exportações.
     Nos temos que hoje, as companhias do Golfo Pérsico têm muito mais crédito a sua disposição e há uma disparidade em relação aos impostos cobrados. Leia agora o que disse o chefe executivo da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, em relação a isso “Quando você é apoiado dessa forma, pode oferecer o produto final a preços baixíssimos... O que estamos falando para as autoridades é que precisamos de uma estratégia que nos dê chance de resistir”. O texto acima possui informações retiradas do site aeromagazine.com.br

Imagem retirada do site noticia23.com.br.
     As empresas aéreas europeias mostram mais uma vez que não possuem capacidade de competir com empresas aéreas de países "subdesenvolvidos", assim como Fernando Alonso na F1 que não possui a capacidade de competir sem fazer jogo de equipe, ou que não possuem a mesma qualidade que as empresas dos países "subdesenvolvidos" por isso recorrem ao governo para ter uma "...chance de resistir", e mesmo que digam que esse apoio faz com que essas empresas ofereçam o produto final a preços baixíssimos foi uma forma delas provarem do próprio veneno, pois em países como o Brasil elas conseguem o apoio do governo para ter menos impostos que as empresas locais e venderem seus produtos com preços menores.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Imagem retirada do site artfix.com.br.
  A Gol Linhas Aéreas Inteligentes anunciou um crescimento de 25,8% no último mês de setembro na demanda em sua malha aérea total quando comparado ao mesmo período do ano passado. A Gol anunciou também um crescimento de 1,3% em relação ao mês anterior.
  No mercado internacional, a demanda apresentou 55,0% de crescimento em relação ao mesmo período de 2009. E no mercado doméstico houve um crescimento de 22,5% na demanda. Como resultado, a Gol apresentou uma taxa de ocupação no sistema total de 75,3% (aumento de 8,9 pontos percentuais na comparação ano a ano e cresimento de 5,4 pontos percentuais na comparação com o mês anterior). O texto acima foi criado com base em informações retiradas do site revistaflap.com.br.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
     MUITO OBRIGADO PELO SEU VOTO. O seu voto foi muito importante para que as empresas aéreas brasileiras vejam aonde elas estão errando e aonde elas precisam melhorar. Nesta enquete você votou para a empresa que possui o melhor atendimento e ela terminou assim:
     A TAM ficou em primeiro lugar com quatro votos (57%), em segundo ficou a Azul com dois votos (28%), a GOL junto com a Varig receberam apenas um voto (14%).
     Por isso nós esperamos que a TAM continue com o seu bom atendimento e que a GOL tente melhorar o seu atendimento.

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco